Monday, May 27, 2024
Revista Científica Digital da SBEM-SP


Vitamina D e risco de diabetes tipo 2 em pessoas com pré-diabetes

Por Marise Lazaretti Castro , em DIABETES , dia 20 de março de 2023 Tags:, ,

Recomendamos a leitura da revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados publicada no Annals of Internal Medicine.

Vitamin D and Risk for Type 2 Diabetes in People With Prediabetes

Esse trabalho concluiu que a vitamina D oral pode reduzir o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 em adultos com pré-diabetes.

Para Dra. Marise Lazaretti Castro (Unifesp), “Quando os resultados de três grandes estudos foram agrupados nesta meta-análise, pode-se observar que em pessoas com pré-diabetes a suplementação com Vitamina D foi benéfica, isto é, reduziu a chance de progressão para diabetes e melhorou a glicemia. Isto sugere que neste grupo específico de indivíduos, devemos otimizar as concentrações deste hormônio no sangue. Demonstra ainda que as necessidades de Vitamina D podem variar entre individuos, dependendo das características do paciente e da doença a ser prevenida. Por este motivo, o papel do endocrinologista será fundamental para individualizar cada tratamento.”

A análise incluiu 4.190 participantes de três estudos, e o diabetes de início novo ocorreu em 524 dos 2.093 participantes no grupo placebo e em 475 dos 2.097 participantes no grupo vitamina D, com um período médio de acompanhamento de 3 anos. Dos participantes, 44% eram mulheres, 51% eram brancas e a idade média era de 61 anos.

Nas análises ajustadas, a vitamina D reduziu o risco de diabetes em 15%. Além disso, a vitamina D aumentou a probabilidade de regressão à regulação normal da glicose em 30%.

Os pesquisadores também observaram que o colecalciferol reduziu o risco de diabetes em 76%, especialmente quando os participantes mantiveram um nível sérico de 25-hidroxivitamina D intratrial de pelo menos 125 nmol/L em comparação com 50 a 74 nmol/L durante o acompanhamento.

Os resultados sugerem que o efeito da vitamina D no risco de diabetes é mediado por sua conversão para 25-hidroxivitamina D pelo CYP2R1.

Imagem: iStock

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *