Monday, May 27, 2024
Revista Científica Digital da SBEM-SP


15º COPEM: Highlights do Diabetes

Por Patrícia Moreira Gomes , em DIABETES , dia 1 de junho de 2023 Tags:, , , ,

A Dra. Patricia Moreira Gomes, médica da diretoria da SBEM-SP, foi uma das endocrinologistas da Comissão Científica do 15º COPEM. Abaixo, ela traz alguns destaques sobre a programação do Diabetes.

No simpósio sobre diabetes tipo 1, ficou clara a importância de avaliarmos e tratarmos os fatores de risco modificáveis para doença cardiovascular (tabagismo, hipertensão, obesidade) também nessa população, visto que estudos têm demonstrado uma redução na expectativa de vida em mais de 20 anos em comparação à população sem diabetes, nos países em desenvolvimento. Ferramentas para cálculo do risco cardiovascular específicas para pacientes com diabetes tipo 1 devem ser utilizadas (https://qrisk.org/three/ ou www.sdcc.dk/T1riskengine).

O professor Sérgio Dib, da Unifesp, ministrou uma excelente conferência sobre a heterogeneidade do diabetes no adulto jovem, em que interagem genética, autoimunidade, inflamação, resistência à insulina e fatores ambientais, resultando nos diferentes tipos de diabetes que podemos encontrar nessa fase da vida.

Já o professor Mário Saad (Unicamp), de forma sempre didática, nos desvendou o mecanismo de ação da metformina, trazendo os estudos de seu grupo de pesquisa, demonstrando o efeito da captação de glicose pelas células intestinais.

A Dra. Monica Katz, da Argentina, nos falou sobre as bases fisiopatológicas do manejo dietético-comportamental no tratamento do diabetes tipo 2 e da síndrome metabólica, e como estratégias alimentares devem envolver os diferentes tipos de comer (homeostático, emocional, hedônico). Também tivemos duas grandes apresentações sobre diabetes monogênico associado a resistência ou deficiência de insulina. E eu falei sobre a importância de prevenir, tratar e mitigar os efeitos do diabetes gestacional.

Por Dra. Patricia Moreira Gomes – clique para ver o CV Lattes

imagem: iStock

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *