Potencial proteção cardiovascular com o uso de bisfosfonatos orais
Desde 2017, voltou à tona a discussão sobre efeito das drogas que tratam osteoporose na saúde cardiovascular, portanto, um assunto “quente” entre os endocrinologistas e com alta relevância para a saúde em geral.
Nesse vídeo, Dr. Bruno Ferraz de Souza comenta o artigo Oral Bisphosphonate use Reduces Cardiovascular Events in a Cohort of Danish Patients Referred for Bone Mineral Density, publicado no JCEM em outubro de 2020.
Apesar de ser um estudo observacional, Dr. Bruno chama atenção sobre o cuidado que os pesquisadores tiveram com a análise. Um desses cuidados foi o controle interno, tanto positivo quanto negativo, dentro dos grupos estudados, hospitalizados por qualquer evento cardiovascular.
Outro destaque no trabalho é o score de paramento de propensão onde várias informações estiveram disponíveis para controle: idade, sexo, IMC, índice de comorbidade de Charlson, fraturas prévias, número de medicações, taxa de filtração glomerular e taxa de internação prévia por fraturas.
Aperte o play e assista à análise feita especialmente para a Conecta pelo especialista em osteometabolismo, que traz os pontos fortes, pontos fracos e principais achados do estudo.
Bruno Ferraz de Souza — clique para ver o CV Lattes
Referência
imagem: iStock
Comments