Monday, May 27, 2024
Revista Científica Digital da SBEM-SP


Repensando o hipotireoidismo

Por Antonio Carlos Bianco , em TIREOIDE , dia 27 de setembro de 2022 Tags:, , , ,

Com mais de 40 anos de experiência no tratamento do hipotireoidismo, o Dr. Antonio Carlos Bianco, endocrinologista da SBEM-SP e professor de Medicina na Universidade de Chicago, observou que, embora os pacientes apresentassem taxas hormonais dentro do esperado para o tratamento da disfunção tireoidiana, muitos deles tinham sintomas residuais e mesmas queixas em comum: alteração no humor, na função cognitiva, dificuldade na manutenção do peso…o que, afinal, poderia estar acontecendo?

A partir desta dúvida, em meados de 2010, Dr. Bianco começou a direcionar suas pesquisas para entender sobre esses sintomas residuais em cerca de 10% a 20% dos pacientes e foi fazendo descobertas interessantes, sendo uma delas a de que o tratamento com levotiroxina normaliza os níveis de TSH, mas não normaliza os níveis T3 circulantes.

“Rethinking hypothyroidism: Why Treatment Must Change and What Patients Can Do” – Repensando o hipotireoidismo: porque o tratamento deve mudar e o que os pacientes podem fazer- é o título do livro a ser lançado nos Estados Unidos, em outubro deste ano, de autoria do Dr. Bianco, que reúne suas descobertas e traz uma nova abordagem para o tratamento do hipotireoidismo. Será que existe algum método genético para entender se o paciente vai responder à levotiroxina?

Para saber mais sobre o que ele contou durante sua passagem pelo 35º Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, assista ao vídeo.

Antonio Carlos Bianco – clique para ver CV Lattes

Imagem: iStock

Comments


Deixe um comentário


O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *